A Saga do Monstro do Pântano

“A Saga do Monstro do Pântano” é uma muito bem acabada edição contendo as histórias escritas  pelo mago Alan Moore para esse herói (?) até então relegado ao segundo plano na DC Comics.

As edições 21 a 27 da saga do Monstro foram originalmente lançadas em 1984. A presente edição da editora Pixel, no entanto, é de 2007 e tem seu primeiro mérito no cuidado com que foi elaborada. Muito bonita a edição: capa dura e papel de altíssima qualidade. Outro ponto alto é a introdução feita por Alan Moore himself. Ele dá uma pincelada na natureza das estórias de terror e, depois, nos situa na saga do personagem, antes de começarmos a nos aventurar pela saga em si.

As histórias, apesar de todas serem de altíssima qualidade, seguem um padrão de qualidade decrescente do início ao fim do volume. As primeiras edições são de uma qualidade singular (a discussão sobre a natureza da natureza e seu eterno conflito com o homem; a perda da humanidade sofrida pela humanidade; a manutenção biológica da memória; entre outros temas comprovam a qualidade). As últimas começam a cair em certos lugares comuns e clichês tanto por parte do texto de Moore, quanto por parte da arte gráfica em si (a cargo de Steve Bissette e John Totleben). O que, no entanto, não desmerece o produto final que, como dito anteriormente, é de altíssima qualidade.

São perceptíveis também temas, símbolos, elementos recorrentes na obra de Moore: o relógio marcando o momento exato de um crucial acontecimento; os quadrinho espelhados; o Smily; e o mais importante, na minha opinião, a dualidade entre semelhantes-opostos: o clima de Guerra Fria é pungente em grande parte do melhor da obra de Moore, vide os maravilhosos “V de Vingança” e “Piada Mortal”, assim como o estupendo “Watchmen” (a melhor história em quadrinhos já feita, na humilde opinião deste que vos escreve).

To sum up, vale muito à pena a leitura de mais esse clássico e divisor de águas das histórias em quadrinho com o toque de Midas de um dos gênios do estilo: Alan Moore.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 08/09/2008.

2 Respostas to “A Saga do Monstro do Pântano”

  1. Esta na pilha de leitura. Outra citada no texto que esta na pilha é Watchmen, mas esta eu vou aguardar a exibição do filme nas telonas ano que vem, pois estou na torcida que saia a versão nacional compilada tão bem acabado quanto a internacional que leu, enfim, vamos ver.

  2. Raul, leia as duas obras. São esseceiais para quem curte quadrinhos.
    t+!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: