Carlos Drummond de Andrade – Sentimento do Mundo

           

Ler Carlos Drummond de Andrade é sempre um enorme prazer. Sua poesia tem um caráter extremamente profundo, mas ao mesmo tempo construída com uma linguagem bastante acessível e, obviamente, absurdamente bela.

O livro Sentimento do Mundo, publicado pela primeira vez em 1940, é um primor. A angústia que permeia o livro do início ao fim é ornada por uma esperança de beleza bastante singular, típica da poesia de Drummond, na qual o vocabulário e o cenário cotidiano se envolvem de um estranhamento único e excepcionalmente bonito em sua simplicidade e pungência.

            O poder de percepção, captura e relação do poeta são também explícitos ao longo da obra. Os poemas transmitem a já mencionada angústia frente ao mundo moderno (“Sentimento do mundo”),  um acurado entendimento da condição dos trabalhadores de uma sociedade capitalista e a distância entre pessoas causada pela diferença entre classes  (“O operário no mar”), o poder construtivo-destrutivo da memória (“Os mortos de sobrecasaca”), uma belíssima homenagem a Manuel Bandeira (“Ode no cinqüentenário do poeta brasileiro”), a necessidade do não afastamento entre os homens (“Mãos dadas”), entre milhares de outros aspectos possíveis de serem observados em diferentes leituras. Os poemas são de uma beleza e de um poder extraordinários e fazem jus à celebrada figura desse que é um dos maiores poetas de todos os tempos.

            A bem cuidada edição que tenho em mãos foi adquirida por mim em uma banda de jornal a módicos R$ 9,90 e faz parte da Coleção Folha Grandes Escritores Brasileiros. Uma verdadeira obra-prima à disposição de qualquer um que se interessar.

 

           

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 01/10/2008.

2 Respostas to “Carlos Drummond de Andrade – Sentimento do Mundo”

  1. Que dica boa!!! Vida é eterna ao Drummond.

  2. Drummond e o que temos de melhor!
    t+!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: