Sicko

O último documentário de Michael Moore a aparecer aqui por essas terras é Sicko, em português Sicko – SOS Saúde. Como o nome já indica, o filme trata sobre saúde, mas especificamente, sobre o sistema de saúde estadosunidense em comparação com os de alguns outros países: França, Reino Unido, Canadá e Cuba.

Para quem não sabe, o sistema de saúde dos Estados Unidos não é universal, isto é, não são todos os cidadãos que têm acesso ao sistema de saúde, mas só aqueles que podem pagar planos privados de saúde. Michael Moore com seu filme tenta mostrar como um sistema de saúde público, universal e de qualidade é possível dando como exemplo sistemas similares que funcionam muito bem nos países acima mencionados.

É claro que tudo é feito no já característico estilo de Moore, ou seja, entre a galhofa e a seriedade, entre o sensacionalismo barato e a denúncia contundente. Mas geral, o filme é muito bom e serve para abrir os olhos de muita gente sobre muita coisa: a vida que realmente se leva nos EUA; como realmente são tratados seus cidadãos; como uma realidade bastante similar se torna cada vez mais próxima a nós brasileiros e como tudo isso pode ser denunciado, evitado e mudado.

Mais uma vez, Michael Moore, entre trancos e barrancos, acerta no alvo e nos brida com uma necessária crítica a um sistema repleto de falhas e defeitos. Defeitos e falhas esses que, invariavelmente, são sentidos mais duramente pelos mais desfavorecidos.

Trailer legendado em português aqui.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 06/10/2008.

3 Respostas to “Sicko”

  1. Oh blz!!

    Pegar emprestado contigo, mas e ai viu zeitgeist, de peter joseph. Veja rapa! veja! … 😉

    Vlw

  2. Raul, querendo o filme emprestado, é só falar.
    Ainda tô devendo o “zeitgeist”…
    t+!

  3. Veja!! Veja!! Vai curtir … 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: