Guy de Maupassant – Bel-Ami

200px-maupassant_2

Guy de Maupassant é considerado o melhor escritor francês de contos de todos os tempos. No entanto, Maupassant também é bastante reconhecido por suas teorias sobre a representação literária, além de ser um grande escritor de romances. O presente texto é sobre um de seus mais famosos romances, lançado em 1885: “Bel-Ami“.

“Bel-Ami” narra as a estória de um militar jovem e falido que almeja subir socialmente por meio das mais variadas peripécias sociais, i.e. casar-se por interesse, divorciar-se, arrumar e perder empregos, apaixonar e se apixonar por mulheres da alta sociedade parisiense, tudo pelo mesmo motivo: ascender socialmente.

O (anti?)herói do romance, Georges Duroy, mostra-se, ao longo da narrativa, uma pessoasem escrúpulos que visa unicamente alcançar o que deseja, um boa posição social. Posição essa que, talvez, nem ele saiba qual é, uma vez que nunca fica satisfeito com a posição que consegue, por mais alta que seja.

Por trás dessa estória apaentemente banal, o que se lê é um romance extremamente bem escrito, que promove grandes reflexões sobre temas a mim muito caros: o papel do artista na sociedade burguesa pós-revolução industrial (ou seja, a nossa); a influência das então ainda nascentes megalópoles nos destinos individuais; a prescença e influência do passado na configuração do presente; uma crítica atroz à então ainda também emergente sociedade burguesa e seus valores – todos os temas também diretamente relacionados a outro grande francês contemporâneo de Maupassant: o poeta Charles Baudelaire, referência máxima em se tratando de arte e literatura modernas.

No geral, “Bel-Ami” é um livro de altíssima qualidade que definitivamente vale a leitura. A edição que tenho em mãos foi lançada em 1981 pela extinta editora Abril. A ótima tradução fica a cargo de Clovis Ramalhete.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 18/02/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: