Emily Dickinson – Poemas Escolhidos

poemas_escolhidos_dickinson6

A L&PM lançou, já há um certo tempo, a coleção “L&PM Pocket Plus“. São livros de grande autores a preços bem populares : R$ 6,00 ou R$ 8,00. A maioria são obras de grande relevância e densidade, mas não tão longas assim. Há algum tempo atrás, comprei a edição bilingue do “Uma Temporada no Inferno” do Rimbaud. A edição é muito bem cuidada, com o texto original em francês mais a tradução para o português. E o preço é sempre um atrativo a mais.

Recentemente, comprei um outro exemplar da mesma coleção, “Poemas Escolhidos” da poetisa americana Emily Dickinson. Comprei, primeiramente, por curiosidade em conhecer o trabalho dessa que é uma poetisa citada por gente tão boa e, ao mesmo tempo, tão díspar quanto Augusto de Campos e Margaret Atwood.

Pois bem, o livro não só supriu minhas expectativas no tocante a servir como uma introdução à obra de Dickinson, como também as superou. Assim como o livro do Rimbaud, esse também é bilingue e traz uma bastante ampla seleção de poemas, que vão desde o ínicio da “carreira” de Dickinson, até sua última fase. Tanto a seleção, quanto a tradução ficaram a cargo do competente Ivo Bender.

O “carreira” do parágrafo anterior está entre aspas pois Emily Dickinson não teve uma carreira literária propriamente dita. Seus textos (mais de 1750 poemas) só foram conhecidos e divulgados após sua morte em 1886. Sua obra é perpassada por uma agonia inerente e crescente e por questionamentos e insights de alto calibre, tudo sob uma forma extremamente sintética e de alta voltagem poética.

Um exemplo:

Moro na possibilidade, /Casa mais bela que a prosa, /Com muito mais janelas /E bem melhor, com portas

De aposentos inacessíveis, /Como são, para o olhar, os cedros, /E tendo por forro perene / Os telhados do céu.

Visitantes, só os melhores; /Por ocupação, só isto: /Abrir amplamente minhas mãos estreitas /Para agarrar o paraíso.

Fica aí a dica.

T+!

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 19/02/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: