Che

che-poster-lowqual-big

O mais recente filme do diretor estadunidense Steven Soderbergh (Traffic, Sexo, Mentiras e Videotape) trata da trajetória do revolucionário Che Guevara.

Até a escritura desse texto, somente a primeira parte da obra havia sido lançada nos cinemas nacionais e é exatamente sobre ela que escrevo.

Essa primeira parte da obra trata sobre a relação de Guevara com a Revolução Cubana. Soderbergh aborda, por meio de uma narrativa não-linear, eventos que vão desde a decisão tomada por Fidel Castro e Guevara de invadir Cuba e derrubar o governo de Batista, até o histórico discurso de Guevara na sede da ONU, asim como suas entrevistas e a popularização de sua figura na décda de 60 do século passado. Tudo tratado de modo não-panfletário, mas ao mesmo tempo bastante respeitoso não só com a figura de Che, mas também com o povo de Cuba.

Benicio Del Toro está muito bem como Guevara. Sua interpretação soma bem os aspectos humanos e míticos da figura de Che de modo muito bem sucedido. A interpretação Raul Castro feita por Rodrigo Santoro não acrescenta muito. No entanto, é a interpretação de Fidel Castro feita pelo mexicano Demián Bichir que mais impressiona tamanha a semelhança dos trejeitos do líder cubano alcançada pelo ator.

O ritmo do filme é muito bom, com boas tomadas de câmera e fotografia realista. A trilha sonora deija a desejar: Guantanamera é repetida infinitas vezes e algumas cenas de suspense ganham um ar caricato (não-intencional, acredito), devido à trilha.

Mas, no geral, o filme é muito bom e deixa uma grande expectativa pela segunda parte.

Recomendado.

Trailer aqui.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 19/04/2009.

2 Respostas to “Che”

  1. Complementando o post do nobre amigo e escriba, deixo os links em ingês e português para o artigo sobre Che Guevara no Wikipedia. Vale ver o filme e ler depois, para arredondar os conhecimentos.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara

  2. Crispim, valew pela dica. Com certeza ajuda a enteder melhor o que é retratado no filme. Coloquei um desses links como um dos hiper-textos do post…talvez não tenha ficado claro..mas, não custa reforçar.
    valew!
    t+!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: