Palavra [en]Cantada

palavra_encantada_cartaz

Palavra [en]Cantada é o mais recente filme da diretora Helena Solberg, que também já dirigiu Carmen Miranda – Banana is My Business de 1994.

Nesse novo documentário Solberg aborda a relação entre poesia e música popular, em especial a música popular brasileira. Para tanto, a diretora se baseia em uma série de depoimentos de grandes nomes de nossa música popular, assim como de escritores e estudiosos da MPB, da poesia, literatura e artes em geral.

O filme é muito bem sucedido ao dar uma visão geral dessa tão fecunda relação ao (grande?) público. Os depoimentos de pessoas como Lenine, Tom Zé, Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso, B Negão, Lirinha e tantos outros só enriquecem o filme. Mas fiquei com a impressão de que são os depoimentos mesmo que carregam o filme; que, no fim das contas, o filme fica com uma ar de programa de tv.

O que me chamou bastante a atenção, além, é claro, dos muitas vezes fantásticos depoimentos, foi o filme mencionar, logo no início, a figura de Arnaut Daniel: seminal nome no que diz respeito ao embricamento de música (popular?) e poesia. Aqui no Brasil, a obra de Daniel foi trazia a tona pela tradução e ensaios do grande Augusto de Campos.

No geral, o filme vale a pena, mas para quem tem interesse no tema: gente que, provavelmente, não viu nada de muito novo na obra de Solberg.

Mas ainda sou da opinião que ver/ouvir um Tom Zé,um Chico Buarque falar ainda vale muito mais do que ver bastante outras coisas por aí…Mesmo que já se saiba muito do que vão dizer.

Tariler aqui.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 19/04/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: