Palavra [en]Cantada

palavra_encantada_cartaz

Palavra [en]Cantada é o mais recente filme da diretora Helena Solberg, que também já dirigiu Carmen Miranda – Banana is My Business de 1994.

Nesse novo documentário Solberg aborda a relação entre poesia e música popular, em especial a música popular brasileira. Para tanto, a diretora se baseia em uma série de depoimentos de grandes nomes de nossa música popular, assim como de escritores e estudiosos da MPB, da poesia, literatura e artes em geral.

O filme é muito bem sucedido ao dar uma visão geral dessa tão fecunda relação ao (grande?) público. Os depoimentos de pessoas como Lenine, Tom Zé, Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso, B Negão, Lirinha e tantos outros só enriquecem o filme. Mas fiquei com a impressão de que são os depoimentos mesmo que carregam o filme; que, no fim das contas, o filme fica com uma ar de programa de tv.

O que me chamou bastante a atenção, além, é claro, dos muitas vezes fantásticos depoimentos, foi o filme mencionar, logo no início, a figura de Arnaut Daniel: seminal nome no que diz respeito ao embricamento de música (popular?) e poesia. Aqui no Brasil, a obra de Daniel foi trazia a tona pela tradução e ensaios do grande Augusto de Campos.

No geral, o filme vale a pena, mas para quem tem interesse no tema: gente que, provavelmente, não viu nada de muito novo na obra de Solberg.

Mas ainda sou da opinião que ver/ouvir um Tom Zé,um Chico Buarque falar ainda vale muito mais do que ver bastante outras coisas por aí…Mesmo que já se saiba muito do que vão dizer.

Tariler aqui.

~ por tarsodoamaral em 19/04/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: