Strangers on a Train

Picture86

A Coleção Folha Clássicos do Cinema tem levado semanalmente às bancas do país filmes antigos da melhor qualidade. Um dos últimos títulos lançados da coleção foi Strangers on a Train, Pacto Sinistro em português, dirigido Alfred Hitchcock e lançado, originalmente, em 1951.

Confesso, e confesso igualmente o embaraço em cofessar, nunca ter assistido um filme de Hitchcock até ter a oprtunidade de assistir esse longa sobre o qual agora escrevo. Não sei nem dizer como, nem por quê, mas “só sei que foi assim”.

Pois bem, Strangers on a Train é um ótimo filme. Desde as cenas iniciais temos a nítida impressão de estarmos diante de um filme diferenciado. E é exatamente o que se comprova quando o assitismos. Apesar de achar as interpretações dos atores um tanto quanto caricata (talvez seja um estilo de interpretar e eu é que não entendendo mesmo), o clima de suspense do filme  vai se construindo aos poucos e de forma absolutamente simples (?) e (talvez por isso mesmo) genial. No fim das contas, você se pega, literalmente, se segurado na cadeira e vidrado na tela.

As tomadas de câmara são realmente fantásticas e a própria trama se, algumas vezes parece totalmente improvável, em outras é absurdamente eficiente na sua simplicidade.

Em suma, não sei se comecei bem ou mal, mas já começo a entender o peso que o nome Hitchcock ainda tem.

Altamente recomendado.

Trailer aqui.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 16/05/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: