Grand Hotel

GrandHotel22x28

Dia desses assiti a mais um dos títulos da Coleção Folha Clássicos do Cinema: “Grand Hotel”, “Grande Hotel” em português. Um grande filme estrelado por Greta Garbo lançado em 1932 e dirigido por Edmund Goulding.

O roteiro é bem interessante: ao mesmo tempo em que “nada” acontece no hotel, podemos ver a quantidade de coisas que realmente está acontecendo dentro e fora do hotel e como os personagens são afetados por todas elas. De furtos a mortes, de exploração sexual a fracassos artísticos. Tudo é relatado e sentido, mas pouco realmente visto.

Para mim, o filme tem alguns pontos altos: além do aspecto visual (tomadas fantásticas, imagens surpreendentes e bonitas); a abordagem da luta de classes especialemente representada na figura de Preysing, o dono dos meios de produção representado por Wallace Beery; e, finalmente, a personagem interpretada pela bela Joan Crawford, Flaemmchen a mais interessante datilográfa que já vi nas telas. A tão falada Greta Garbo me chamou atenção sim, mas por parecer demasiado caricata. Entre ela e Crawford, fico com a segunda.

Um bom filme ainda hoje,  77 anos após o seu lançamento.

Recomendado.

Trailer aqui.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 12/06/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: