Tesouros do Louvre – Esculturas de Houdon

Alguns dos lugares que mais gosto de visitar aqui no Rio são os museus. Em dias e tempos de correria desenfreada como os atuais, poder entrar caminhar, parar e apreciar os acervos dos museus cariocas é não só um privilégio, como um grande prazer.

Dentre esses museus, o meu preferido é, sem sombra de dúvida, o Museu Histórico Nacional. Esse museu fica ali na Praça XV, ao lado daquela estação rodoviária. Esse museu sempre tem exposições ótimas, a estrutura do museu é das melhores e o ambiente é tranquilo, limpo, arejado e extremamente convidativo. Gosto muito de andar por lá.

Além das exposições permanentes, sempre interessantes, o museu está com uma nova para celebrar o ano da França no Brasil: Tesouros do Louvre – Esculturas de Houdon.

pwi90027

Jean Antoine Houdon foi um renomado escultor francês que deixou para a posteridade várias esculturas fantásticas, dentre elas bustos de alguns dos maiores nomes no Iluminismo francês: Rousseau e Voltaire, por exemplo. Dois bustos de presidentes dos EUA também estão expostos Benjamin Franklin e George Washington.

Além deles, é possível ver também nessa exposição bustos de membros da família do próprio Houdon. O busto de sua esposa (na foto aí em cima) é uma obra-prima inegável de impressionante e instigante beleza e força. Além de sua esposa, seus filhos também foram contemplados com esculturas muito impressionantes.

A exposição chama a atenção por vários motivos, mas o mais óbvio e verdadeiro é o talento de Houdon. Impressiona realmente a habilidade de “dar vida” ao mármore (parece mesmo que existe alguém por baixo daqula pedra! ehehe).

Altamente recomendado.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 12/06/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: