Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel – Elite da Tropa

Como muita gente, eu assisti e gosto muito do filme “Tropa de Elite“. Mas, até bem pouco tempo não havia lido o livro que deu origem ao filme: “Elite da Tropa“. Pois bem, li o livro. E achei fantástico.

Se o valor literário (seja lá o que for isso) do livro já foi dito de não ser dos maiores, ele tem, pelo menos, um mérito: o de, por meio de uma narrativa fluida, veloz e eficiente, fazer um contundente panorama da segurança pública da cidade do Rio de Janeiro.

O livro é basicamente dividido em duas partes: “Diário da Guerra” e “Dois Anos Depois: A Cidade Beija a Lona”. Na primeira parte é-nos apresentada uma narrativa que trata da vida de um capitão do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio) dentro da instituição. Essa primeira parte do livro é dividida em episódios que abordam diferentes aspectos da escabrosa rotina desse policial.

cover-145058-600

A segunda parte se desenvolve a partir de um dado evento isolado que, no decorrer da narrativa, acabava pr envolver os mais variados setores da sociedade carioca. Do tráfico, a crianças pequenas, passando pela comunidade homosexual e pela polícia rodoviária. No geral, fica clara a intenção dos autores de deixar claro que o problema da segurança pública não diz respeito e não afeta só policiais. Muito pelo contrário. É, na verdade, um emaranhado de relações que afeta toda a população.

No meio dos muitas vezes empolados relatos fictícios, mas baseados em personagens e fatos reais, é possível encontrar diversos lampejos de imagens fortes e até belas. Um das melhores, na minha opinião é: “A memória, às vezes, parece um cofre em que a gente é enterrado vivo”.

Os autores são o grande antropólogo e especialista em violência Luiz Eduardo Soares e os dois policias André Batista (inspiração para o personagem André Matias de “Tropa de Elite”) e Rodrigo Pimentel (ex-capitão do BOPE que, entre outras coisas, é um dos que dá várias declarações no excelente e imprescindível documentário do grande  João Moreira SallesNotícias de Um Guerra Paticular“, uma espécie de precursor tanto do “Elite da Tropa”, quanto do “Tropa de Elite”) .

“Elite da TRopa” é um livro corajoso, sincero e absolutamente necessário.

Altamente recomendado.

PS. comprei o livro a míseros R$ 9,99 em uma grande rede de loja de departamento. Vale muito mais do que um lanche, filme ruim ou rodada de cerveja.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 13/07/2009.

7 Respostas to “Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel – Elite da Tropa”

  1. já estava afim de ler esse livro… a R$9,99 eu vou ter q comprar… onde vc comprou?

  2. Olá, Binho.
    Comprei o livro na Lojas Americanas do Barrashopping, aqui no Rio.
    Se puder, compre e leia. Vale.
    T+!

  3. vou procurar na internet. barrashopping é longe pra mim

  4. É, tá bem mais caro mesmo.
    Talvez valha até a pena ir ao Barrashopping.

  5. vou querer pegar emprestado, se bem que pelo preço, vale mais a pena comprar

  6. Raul, o livro tá aqui. Querendo emprestado, é só falar.
    t+!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: