The Maltese Falcon

“The Maltese Falcon” (“O Falcão Maltês – Relíquia Macabra” em português) é um clássico filme policial de 1941 dirigido por John Huston e estrelado por Humphrey Bogart. O filme é baseado no romance homônimo de Dashiell Hammet de 1930.

Poster - Maltese Falcon, The (1941)_02

Talvez exatamente por ser baseado em um romance policial, o filme é carregado nas falas dos personagens: em uma época na qual efeitos especiais eram ainda um artifício rudimentar no cinema, “O Falcão Maltês” se vale de sua trama, seus diálogos para prender a atenção do espectador. Tudo fica com um clima meio teatral, no qual os cenários são ótimos, mas, no fundo, supérfulos, se levarmos em conta a proeminência dada aos diálogos.

Hoje em dia, um filme desses deve chamar pouca atenção talvez, devidamente, a seu maior mérito, os diálogos. Se comparado com os velozes filmes de hoje em dia, esse pode parecer bastante entendiante e confuso.

Mas, eu gostei. Não sei se pelos motivos certos (quais são eles mesmo?). Mas gostei. Achei a performance de Bogart como Sam Spade ótima. Canastrão na medida certa. Mas é no mínimo estranho pensar nele como um galã em um filme de hoje em dia.

No mais, a trilha que hoje soa espalhafatosa e exagerada, já deve ter causado frison e angústia em platéias ao redor do mundo.

A direção do então iniciante Huston é competente e consegue segurar a onda de mistério de um filme com tantas falas longas e intrincadas. O desfecho do filme surpreende por vários motivos: de certas surpresas relacionadas a possíveis pares românticos, a fins curiosos de alguns dos personagens principais.

No geral, um bom filme de mistério.

Recomendado

Trailer aqui.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 13/07/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: