Chico Buarque – Leite Derramado

O último romance de Chico Buarque agrada. Pelo menos, agrada mais do que decepciona.

leite_derramado_il_02

Se por um lado não é um romance fantástico (e por que mesmo deveria o ser?), é uma ótima narrativa com recursos estílisticos bastante interessantes e que geram um resultado final satisfatório para o leitor. A trama é centrada na figura de um morimbundo, velho e agonizante Eulálio, figura cuja história pessoal e familiar remete aos tempos do Brasil Império. Sua decadente trajetória, assim como a de sua família, é perpassada pela própria história do país em que vive, com direito a preconceitos, maracutaias, crimes políticos e tudo o mais. Um outro modo de se encarar o romance é através do caso de amor de Eulálio e Matilde. Os recursos estílisticos a que me referi podem ser pecebidos nas conexões entre um e outro aspecto da trama feitas de modo bastante interessante por Buarque através da narrativa contada por um já mentalmente claudicante Eulálio e suas confusas memórias.

No geral, o saldo é positivo e impressiona a maestria com que Chico Buarque relaciona a história nacional com a narrativa ficcional de seus personagens. ouve-se o eco da voz de seu pai, Aurélio Buarque de Holanda, ao longo do romance.

Certas passagens, no entanto, parecerem mais forçadas e artificiais do que o esperado. Esse clima forçado é também sentido quando da leitura de algumas das muitas repetições de trechos que, supostamente, representariam a confusão mental de Eulálio.

Vale uma conferida.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 15/09/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: