Tom Strong – “A Invasão das Formigas Gigantes”

Tom Strong, “o herói da ciência”, é um personagem de hq criado por grande Alan Moore e pelo desenhista Chris Sprouse. Sua primeira aparição foi em 1999 em um volume que levava seu próprio nome e, parece, continuou a ser publicado até 2006.

tomstrongtrescapa

Nessa última Bienal do livro aqui no Rio de Janeiro, consegui achar uma coletâna de 5 histórias suas por um preço bastante bom. Essas histórias equivalem, na verdade, às edições 15 a 19 da original americana, pela America’s Best Comics, selo organizado e comandado, entre outros, pelo próprio Moore. Aqui no Brasil, essa coletânea foi lançada em uma edição bastante bem cuidada pela editora Pixel em 2007.

As primeiras histórias dessa coletânea, as que tratam da “invasão das formigas gigantes, são legais, mas nada demais. A coisa começa mesmo a melhorar no final: as três últimas (e curtas!!) histórias são mais interessantes.

“A eletrizantes Terra das Mulheres!” traz uma discussão sobre feminismo e acena para a literatura distópica relacionada ao feminismo muito comum na segunda metade do século passado. Legal, mas poderia ter sido melhor explorada. “Mau Para os Ossos” é uma história escrita pela filha de Alan Moore, Leah Moore, bastante interessante e muito bem ilustrada por Shawn McManus, que discute aonde nossa ambição pode nos levar. A última história do volume, “O Estoque de Heróis de Horatio Hogg”, é uma meta-hq que se vale da própria estrutura física dos gibis e do imaginário por trás delas, por trás dos colecionadores e leitores para levantar uma discussão muito legal sobre hq em geral. Bem legal.

No geral, a tradução de Eduardo Torelli é boa, mas, como é muito comum, certas passagen soam muito forçadas e estranhas. O climão meio brega e bobo da série tem a ver com a intenção dos criadores de Tom Strong de remeter os letores ao passado das Hqs, mas especificamente às “pulp fictions“.

Recomendado.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 15/09/2009.

2 Respostas to “Tom Strong – “A Invasão das Formigas Gigantes””

  1. To curioso…

  2. Raul, não é o que o Moore tem de melhor, mas distrai.
    t+!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: