Lord Byron – Beppo: A Venetian Story

Essa bem cuidada edição bilingue de uma das mais relevantes obras do lendário poeta romântico inglês dá uma boa idéia e pode servir como uma ótima introdução à obra de Byron.

O prefácio de Paulo Henriques Britto, que também fica a cargo da tradução, situa de forma bastante eficiente o leitor no universo da obra e da vida de Byron.

O texto é si é muito bom de ler e nos apresenta uma panorama irônico da sociedade Veneziana do final do século XVIII inicio do XIX. Além de ser uma das mais maduras obras de Byron que, se nunca foi um grande poeta, foi e continua sendo figura central do movimento romântico.

O tom coloquial da narrativa em poesia só faz com que a voz do narrador, o que Beppo tem de mais interessante, só se torne mais acessível e próxima do leitor. As opiniões do próprio Byron sobre sua Inglaterra natal, seus contemporâneos românticos, assim como toda uma gama de ideologia eurocentrica ficam expostos claramente ao longo da narrativa.

Recomendado como um exemplo da produção desse que influenciou gerações com sua vida e obra. Uma leitura, boa, rápida e divertida.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 15/05/2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: