Monstro do Pântano – Volume Três

Essa coletânea, lançada por aqui em 2003, traz oito histórias interligadas do Monstro do Pântano escritas por Alan Moore e ilustradas por uma série de artistas.

As histórias ou capítulos, como são definidos no volume, se passam nos EUA e têm como características principais serem histórias de terror, com direito a lobisomem, mortos-vivos, maldição, louco homicida e até vampiros subaquáticos (?!?). Como não podia deixar de ser, em se tratando de histórias escritas por Alan Moore, todas as narrativas têm um cunho político mesclado à questão da importância da relação com a natureza, típica das tramas com o Monstro do Pântano ecsritas por Moore.

De questionamentos das consequências do uso da energia nuclear, ao problema da escravidão dos negros nos EUA, passando pela condição da mulher na sociedade ocidental contemporânea, Moore põe o pessoal pra pensar por meio do que escreve. Contudo, talvez, até, pela época em que essas história foram publicada, i.e. meados da década de 80 do século passado, as histórias acabam esbarrando em posicionamentos muito essencialistas e preconceituosos, mesmo quando o intuito é denunciar e lutar contra o próprio preconceito. As histórias sobre a condição da mulher e sobre a escravidão nos EUA, principalmente, são bastante superficiais e até bobas. No entanto, não tiram o mérito de Moore por ter levantado a bola para a discussão.

Além de tudo descrito acima, essa série de histórias do Monstro do Pântano tem em suas páginas a estréia do personagem John Constatine, que viria a ter sua própria série de revistas, muito boa por sinal.

No geral, confesso que esperava um pouco mais dessa HQ, devido a altíssima expectativa que nutro em relação a qualquer coisa escrita por Alan Moore. Mas o saldo é inegavelmente positivo. Vale uma conferida

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 12/12/2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: