Filosofia contra o sistema – Edição especial da CULT

Boa e muito válida essa edição especial “Filosofia contra o sistema” da revista CULT.

Os textos, em geral, são bons e servem como uma boa introdução/comentário às obras dos pensadores abordados: Marx, Adorno, Deleuze, Foucault, Arendt, Bourdieu, Sartre, Habermas e Bauman.

Os pontos fracos são os textos sobre Marx e Deleuze, que pouco ajudam na compreensão da obra desses dois pensadores alemão e francês. O texto de Lincoln Secco sobre Marx me pareceu muito raso dada a importância e escopo de sua obra; já o texto de Márcia Tiburi sobre Deleuze, publicado originalmente em 2010 na edição 144 da CULT, se prende à uma superficial discussão sobre apenas um dos temas abordados pelo pensador francês.

O texto de João da Penha sobre Sartre é, na verdade, mais uma defesa das supostas necessidade e relevância de sua obra do que sobre ela. Mas não chega a decepcionar.

Os destaques, do meu ponto de vista, ficam com os textos de Marcio Alves da Fonseca e Newton Bignotto, sobre Foucault e Arendt, respectivamente. Além da ótima entrevista concedida por Bauman para a mesma CULT, em 2009, e reimpressa nessa edição especial.

A capa foi outro ponto positivo na minha opinião. A montagem do artista americano Azlan McLennan é bem divertida e tem muito a ver com a proposta da edição.

No geral, o saldo é bastante positivo.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 16/01/2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: