Índia: da miséria à potência – Patrícia Campos Mello

O livro de Patrícia Campos Mello é uma válida introdução a quem se interessar em conhecer melhor esse universo que é a Índia. “Índia – da miséria à potência” serve como introdução exatamente por ter uma abordagem jornalística, ou seja, bastante superficial em relação à maioria dos aspectos de que trata.

Imagem

Os inumeráveis dados econômicos e a assunção de valores neo-liberais como verdades universais que preenchem o livro me incomodaram muito. Mas, de toda a forma, o livro tem seus bons momentos, em especial o capítulo “Um novo xadrez geopolítico”: uma breve, clara e informativa explanação sobre a independência da Índia, os conflitos com o Paquistão, a questão da Caxemira, a posição do país durante a Guerra Fria e a atual aproximação com os EUA.

No entanto, o livro deve interessar mais a quem, como a autora, se foca em aspectos econômicos e mercadológicos. Para quem busca mais informações acerca da sociedade indiana, sua história, valores, religiões, cultura, etc, talvez o livro em questão não seja a melhor opção.

Anúncios

~ por tarsodoamaral em 02/04/2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: